Otimismo, resiliência mental e foco por Aline Daher


Qual sua capacidade de reestabelecer seu foco em seus objetivos, depois de passar por períodos de adversidade e grande pressão?


A resposta a esta pergunta vai indicar o nível da sua resiliência mental.


Pesquisas da neurociência comprovam que uma atitude mais otimista nos conduz a um maior bem-estar e à capacidade de vencer as adversidades para alcançar nossos objetivos.


O resultado é um maior poder de enfrentamento, já que os sentimentos de medo, raiva, ou impotência diante de um desafio são amenizados ou transformados em coragem diante da realidade que se apresenta.


Assim, uma pessoa mais otimista tende a ser mais focada. Ou seja, consegue ver onde quer chegar através do obstáculo, com a pré-disposição em encontrar formas de contorná-lo ou retirá-lo do caminho.


A tendência do otimista é ser mais resiliente, porque consegue vencer os obstáculos e reestabelecer mais rapidamente o foco no seu objetivo maior, ao invés de ficar preso às dificuldades.


Mas otimismo em excesso não pode ser ruim?


Digamos que tudo em excesso pode. Como quando o otimismo reduz a compaixão por si mesmo e pelo outro, te leva a reprimir emoções relacionadas à dor causada pela adversidade, ou mesmo faz com que você se iluda de que tudo o que acontece é bom, mesmo quando tira seu foco do que você deseja realizar e se torna uma desculpa para não alcançar suas metas, ou procrastinar.


Por isso, há outras habilidades que, desenvolvidas, podem balancear o excesso de otimismo, aumentando nossa resiliência mental e capacidade de manter o foco de maneira sustentável, como: 


A clareza dos seus objetivos e dos planos para alcançá-los,
A aptidão para uma agressividade positiva, para lutar quando precisa vencer um obstáculo,
A ponderação entre o que é realmente positivo e o que não para seu bem-estar e realização pessoal.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, resiliência e capacidade de adaptação serão algumas das habilidades comportamentais mais importantes ao longo deste e dos próximos 4 anos.


Quer aprender mais sobre este conteúdo e melhorar sua resiliência?


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Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

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