Como estar desperto mas descontraído? por Aline Daher


Já percebeu quanto tempo do seu dia você permanece em estado de alerta? E o quanto isso te esgota?


Hoje, normalmente, quando não estamos em alerta, estamos dormindo e, na maioria das vezes, dormindo pouco. Mas não foi sempre assim.


O homem primitivo se sentia ameaçado diante de grandes predadores, de catástrofes naturais, de circunstâncias realmente capazes de feri-lo ou até matá-lo. Nesses casos, ativava seu sistema de alerta e de reação a esses estressores, reforçando sua estrutura para enfrentá-los. E, na sequência, tinha longos períodos de descanso e recuperação.


O homem civilizado criou mecanismos com o intuito de aumentar o conforto, facilitar a comunicação, o transporte de pessoas, dados e informações, e acabou por se expor a um estado de alerta constante. Sabe-se que um toque do celular, uma notificação de mensagem podem surgir a qualquer momento, com alguma informação ou solicitação urgente. E como a tecnologia tornou a comunicação com diversas pessoas simultânea, podemos ter, no mesmo espaço de tempo, uma urgência do chefe, outra do cliente, da família, de um amigo, de um colega de trabalho etc. Temos a ilusão de controle e, quando nosso corpo e nossa mente pedem para descansar, nos sentimos impotentes e culpados.


Então, o que fazer para estar desperto, atento, focado, mas descontraído?


É preciso estabelecer limites e um ritmo que esteja compatível com a quantidade de pratinhos que precisa manter girando, e com a quantidade de energia que você tem (e consegue adquirir no espaço de um dia).


Especialmente em home office, mas também no escritório, defina o tempo que vai dedicar ao trabalho, e respeite-o.


Estabeleça horários de intervalo, além do almoço. Pelo menos dois em todo o expediente.


Aprenda ferramentas (de meditação e mindfulness) para fazer desses intervalos, ainda que curtos - uns 15 ou 20 minutos - suficientes para recarregar as energias e te tirar do estado de alerta.


Dedique tempo a compreender como garantir uma boa noite de sono.


Este é o começo para que você elimine a sobrecarga e possa ser produtivo de forma sustentável. Se você busca aumentar o seu bem-estar tanto quanto sua produtividade, é preciso aprender a cultivar estados que vão além do sono e da vigília tensa e estressante. E, como não podemos controlar as demandas, precisamos definir como, quando e quantas vamos atender. Para isso, estar presente, mindful, é fundamental durante as tomadas de decisões, sejam pequenas, como responder a uma mensagem, sejam grandes, como mudar o rumo de um projeto pessoal ou profissional.


E você o que tem feito para ter um bom desempenho no trabalho e manter seu bem-estar?

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Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

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