Mindset de ano novo por Aline Daher


Que atitude mental você está cultivando para o ano novo?

No final de 2019, você fez aquela lista de metas, de planos, você imaginou um ano novo incrível, e aí veio esta experiência "sem precedentes" (a expressão mais repetida de 2020 rs).

Bom, isso pode ter te desanimado a fazer planos para 2021. Ou, se você é um otimista de carteirinha, você pode estar pensando: "vai dar tudo certo!".

Enfim, como diz minha mãe: "nem tanto ao céu, nem tanto à terra". Confesso que desconheço a origem desta frase, mas basicamente a mensagem que ela transmite é: nem 8, nem 80.

Que tal encontrar um número neste intervalo (entre 8 e 80) em que você realize o que planejou sem ignorar as dificuldades do contexto atual?

Mantenha seu foco direcionado a realizar aquilo que você quer - fazendo planos,
Estabeleça metas, de acordo com o conhecimento que tem das condições e cenários,
Estude melhor as previsões para o cenário econômico, político, as informações importantes e que impactam diretamente a realização do que planejou e no mercado em que você trabalha,
Defina as ações que você irá realizar para tirar seus objetivos e planos do papel ou da mente, 
Anteveja o máximo de obstáculos e se prepare para enfrentá-los,
E, ao longo do ano, aceite os imprevistos e treine sua capacidade de resiliência e adaptação.
Existe uma maneira de estabelecer esses objetivos com maior chance de realizá-los e de cultivar maior motivação em superar os obstáculos e dificuldades naturais do processo: desenvolvendo a clareza do por que isso é importante para você. Para tanto, é necessário compreender a quais de seus valores esses objetivos estão conectados. Como você vai se sentir quando eles estiverem realizados.

Ao fazer essas associações, ao entender a relevância do que você desejou, é mais fácil não se render a recompensas que geram prazer instantâneo e nos desviam do caminho para o que planejamos conquistar.

Finalizo, então, fazendo uma advertência para que o cenário caótico não te faça desistir de sonhar. E que, ao mesmo tempo, você possa fincar os pés no chão aceitando as dificuldades e se preparando para elas, ou mesmo se adaptando aos imprevistos.

O que vai fazer você atravessar uma tempestade sem grandes danos não é apenas a roupa e os equipamentos que você escolheu para isso, mas especialmente seu mindset, a atitude mental que você construiu e treinou para ser tenaz, corajoso, flexível e resiliente para seguir até o fim da travessia. Esta atitude será como as lentes com as quais ao invés de ver apenas destruição, também enxergará os melhores caminhos.

*********************************

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: [email protected]

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi



Siga-nos

DeROSE 4Companies
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.