Faça da volatilidade uma aliada por Aline Daher


Você tem ideia dos riscos que podem ser causados quando você tenta controlar e suprimir a volatilidade de um sistema complexo como a sua equipe?


Nassim Nicholas Taleb nos responde esta questão em seu livro Anifrágil da seguinte forma:


“[…] o problema com a volatilidade suprimida de forma artificial não é apenas que o sistema tende a se tornar extremamente frágil; é que, ao mesmo tempo, ele não exibe nenhum risco visível. Lembre-se também de que volatilidade é informação. Na verdade, esses sistemas tendem a ser calmos demais e a exibir variabilidade mínima à medida que riscos silenciosos se acumulam sob a superfície.”


Quando se trata de relações profissionais, estamos falando de uma rede de interdependências com uma variabilidade intrínseca. E não é porque um gestor ignora isso que ela deixará de existir.


Se ele não der espaço para seus colaboradores se comunicarem de forma transparente entre si, dizerem o que pensam, expressarem o que sentem, ele estará suprimindo o imprevisível e aleatório, que podem não ficar visíveis, mas continuarão ali perigosamente encobertos.


Aparentemente, a equipe deste gestor estará sempre alinhada, compartilharão dos mesmos interesses e valores. E esta equipe pode até funcionar sob controle durante um breve espaço de tempo. Mas, sob a superfície, poderá haver uma série de contradições, dúvidas, paradoxos e insatisfações prestes a vir à tona na primeira oportunidade.


O resultado do excesso de controle sobre as pessoas irá revelar, a médio e longo prazo, baixo engajamento e desempenho insatisfatório do grupo, podendo gerar resultados drásticos para a vida pessoal dos envolvidos e para a empresa.


Compreender que sistemas humanos são complexos e que nem na mais alta hierarquia seremos capazes de controlar sua aleatoriedade e imprevisibilidade é uma aptidão que todos deveríamos treinar, especialmente os líderes.


Ao entender que não há linearidade no funcionamento de qualquer relação humana, podemos reconhecer que cada pessoa é um universo em constante mudança e tornar esta volatilidade aliada do aumento do engajamento e da colaboração.


O desafio será dar espaço à participação ativa de todos da equipe sem que um seja fator repressivo dos outros e, ao mesmo tempo, renovar constantemente a visão de onde querem chegar juntos, o alinhamento de princípios e as ações efetivas para o alcance dos objetivos.

****************

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: [email protected]

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi



Siga-nos

DeROSE 4Companies
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.