A pandemia chegou e nosso futuro parece muito mais incerto do que era antes!
No entanto, a incerteza sempre existiu. O que não existia era a tamanha complexidade de relações de interdependências que caracteriza o mundo conectado em rede, especialmente neste período em que muitos de nós mantivemos todos os relacionamentos online.
Quando acreditamos estar certos de algo, e não aceitamos questionamento algum sobre esta certeza, nos tornamos mais frágeis diante do imprevisível.
Ao contrário, quando olhamos para o que acreditamos, para o que sempre pareceu certo para nós, e podemos levantar dúvidas sobre este paradigma, seremos mais resilientes diante dos imprevistos e mais dispostos a nos adaptar. E, quem sabe, como chamou Nassim Nicholas Taleb, nos tornemos antifrágeis*.
A liberdade e a criatividade advém da possibilidade do incerto. Se tudo fosse sabido, se pudéssemos prever cada movimento nosso e do mundo à nossa volta, estaríamos completamente presos e não haveria potencial a se desenvolver.
Portanto, se queremos nos beneficiar da incerteza, é preciso cultivar um mindset de constante autossuperação. Uma programação mental que nos permita questionar aquilo que sabemos e acreditamos, ao nos depararmos com experiências nas quais essas crenças e informações já não geram mais os resultados que queremos.
A melhor maneira de fazê-lo é criar ou aceitar pequenos desafios, que nos façam sair desta zona de conforto e nos permitam nos fortalecer e aumentar nossa flexibilidade cognitiva diante de novas experiências.
Quer aprender ferramentas para beneficiar-se da incerteza? Conheça nossa escola.
*Anifrágil, livro de Nassim Nicholas Taleb.
***********
Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.
E-mail: [email protected]
Instagram: @aline_daher
LINKEDIN: Aline Daher
Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi