Por que férias uma vez por ano não funciona? por Aline Daher


Você já teve a sensação de ficar mais estressado porque vai sair de férias e precisa deixar tudo organizado? Ou mesmo, estressar mais quando você volta daqueles 20 ou 30 dias paradisíacos?

Pois é, não adianta termos esses períodos longos de prazer e satisfação extrema uma vez no ano (ou às vezes menos), se você passa o resto dos dias sobrecarregado.

O ideal é conseguir fazer pausas menores, durante o dia, durante a semana, durante o mês etc., de tal forma que você se sinta recarregado quando volta a trabalhar.

Para isso, é preciso programar-se com antecedência e, claro, adequar-se às condições que sua profissão e empresa lhe oferecem.

Cinco minutos de pausa podem ser extremamente revigorantes se você fizer a atividade certa para você.

Por exemplo: se você é mais agitado, dinâmico ou ansioso, pode ser que o ideal seja caminhar, se possível ao ar livre, sozinho e fazendo respirações profundas. Se tiver mais tempo de intervalo, disponibilidade de uma atividade na empresa ou em home office, ou mesmo um academia próxima, vale até uma atividade aeróbica de 15 a 30 min.

Se você já for mais introspectivo, ou se identificar mais com práticas de meditação e mentalização, vale dedicar esses 5 a 10 minutos - umas 2 vezes ao dia - para treinar respiratórios conscientes, profundos e exercícios de concentração mais específicos.

Pelo menos um dia da semana, deixe a agenda mais livre, sem compromissos, seja da vida pessoal ou profissional. Dedique-se a cuidar de você, das suas relações afetivas, a cultivar o ócio por mais tempo e quem sabe estar entre a natureza, para recarregar as energias.

E, claro, sempre que puder, programe momentos lúdicos, sejam viagens ou apenas passeios que te façam desligar do ritmo frenético da rotina de trabalho e das preocupações em geral.

Acrescente a isso sua programação normal de férias e lembre-se de que se você não deixar tudo perfeito antes de ir viajar, as pessoas se viram, encontram as soluções que precisarem sem sua interferência. Ah, e por favor, combine um período do dia, da semana, do mês, do ano, que você ficará sem receber ou sem olhar mensagens de trabalho.

Numa era de disponibilidade 24 horas, precisamos aprender a definir nossos próprios limites para manter nosso bem-estar e saúde mental!



Siga-nos

DeROSE 4Companies
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.