Como desenvolver sua resiliência? por Aline Daher


Você sabe o que é resiliência. E quer ser mais resiliente, não? Já se questionou o porquê?


E você sabe o que precisa fazer para desenvolver esta resiliência? Se sim, você está agindo neste sentido?


Bom, vamos começar do começo…


Quando falamos de resiliência, logo vem à mente o conceito da engenharia de materiais. Se me permitem simplificar: resiliência seria a habilidade de um material voltar ao seu estado de origem, após sofrer uma deformação elástica.


Bom, quando aplicamos este conceito ao ser humano, isso se torna um pouco mais complexo. Isso porque somos constituídos de muitos materiais diferentes e sofremos pressões em diferentes dimensões.


Um corpo com músculos fortes, mas pouco elásticos, ou mesmo com menos flexibilidade articular, tende a ter menos resiliência. 


No entanto, um corpo com muita elasticidade e flexibilidade, e pouca força muscular, também perde resiliência. Em ambos os casos, voltar ao estado de origem, depois de uma pressão elevada, será bastante improvável.


Poderíamos dizer que o ideal seria balancear a força e a elasticidade muscular - cada um respeitando sua pré-disposição genética e possíveis limitações - e estimular a manutenção da flexibilidade.


Por outro lado, a capacidade homeostática do corpo pode ser relacionada à habilidade do nosso corpo em reestabelecer o funcionamento original, anterior à doença ou a algum período de muito esforço.


No entanto, o corpo não está isolado do funcionamento da mente. E, por isso, nossa fisiologia e anatomia sofrem influência direta da atitude mental que cultivamos.


Se o meu corpo forte, flexível e saudável suporta melhor a pressão - seja na estrutura anatômica seja na fisiológica - a minha mente constrói pensamentos mais otimistas em relação à minha recuperação e capacidade de enfrentar desafios.

 


Da mesma forma, se a minha mente for bem treinada, focada e flexível, eu compreendo melhor como meu corpo responde sob pressão, e dedico esforços para me recuperar, ao invés de alimentar o medo e o sofrimento.

 


A flexibilidade vai permitir que você se adapte e se recupere melhor diante de uma situação de pressão. A força vai permitir que você sofra menor ou nenhuma alteração na sua estrutura anatômica  e fisiológica, e recupere sua vitalidade e capacidade produtiva mais rapidamente.


Então, o que você pode fazer para aumentar sua resiliência mental:


Alimentar-se e dormir bem,
Praticar exercícios físicos inteligentes - que estimule o bom funcionamento do corpo mas não esgotem as energias do seu corpo,
Treinar olhar para a mesma situação estressante, sob outra perspectiva,
Colocar pausas estratégicas para descansar ao longo do dia,
Buscar atividades que te ajudem a recarregar as energias: arte, meditação, ou outra que promova o ócio criativo,
Cultivar uma rede de apoio emocional - amigos e família - que te ajudem a ver outras perspectivas nos momentos de maior pressão
Desenvolver sua autopercepção, para compreender como você reage aos acontecimentos e tomar decisões mais conscientes, menos impulsivas.

 

Se não der para fazer tudo, faça o que estiver ao seu alcance. É certo que isso já te colocará na direção para encontrar o ponto ideal do stress e sustentabilidade na sua saúde e capacidade produtiva.


Para treinar a resiliência, o DeRose Method oferece uma solução completa para desenvolver habilidades como adaptabilidade, foco, capacidade de descontrair voluntariamente, força e flexibilidade, ampliação da capacidades pulmonar, reprogramação da atitude mental, entre outras.


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Referências:

Resiliência é como você se recarrega, não o quanto resiste, Shawn Achor e Michelle Gielan, Harvard Business Review

Livro Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb

https://www.jornalamateria.ufscar.br/news/explicando-a-materia-resiliencia-e-tenacidade

Programa de treinamento de habilidades comportamentais - Mindfulness Design



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