Neuroplasticidade e self-empowerment por Renata Coura


PHD em Neurociência, Renata Coura


O objetivo principal de todo organismo vivo é se manter vivo. O surgimento e a evolução do sistema nervoso e mais precisamente do cérebro nos permitiu cumprir esta tarefa cada vez de maneira mais elaborada, complexa e eficaz. A tal ponto que, nós, Homo Sapiens, não nos contentamos mais em sobreviver. Nós desejamos viver bem e pelo máximo de tempo possível.


O cérebro é a ferramenta que nos permite perceber o mundo exterior, seus estímulos sensoriais, extra-sensoriais e sociais. Ele nos permite igualmente perceber nosso corpo e tudo o que se passa dentro dele. Esta máquina complexa, que representa 2% da nossa massa corporal e consome mais ou menos 25% de nossa energia, é constituída por 86 bilhões de neurônios que se conectam entre si para transmitir informações, gerando o nosso universo particular, ou seja, o cenário químico onde se originam nossas emoções, sentimentos, sensações, instintos, nossa visão de mundo, nosso intelecto, nossa linguagem, nossa consciência, nossa intuição, e nossa representação interna da realidade. 


Depois do tratamento da informação, o cérebro elabora as respostas automáticas ou adaptadas (comportamento) nos permitindo agir no mundo.


Como seu objetivo é nos manter vivos, o cérebro evoluiu de forma a nos permitir economizar energia, a necessidade mais fundamental para a sobrevivência. Isso se traduz em um funcionamento cerebral automático de 96-98%, incluindo as tomadas de decisão.


Este funcionamento quase 100% automático por um lado é o que garante nossa sobrevivência, por outro lado é o que nos torna reféns de nossos condicionamentos, nossos hábitos e nossas emoções.


Por outro lado, nosso pensamento consciente, localizado no córtex pré-frontal nos permite nos conscientizarmos de nosso comportamento, de nossas emoções e de nossos automatismos. Isso nos permite mudar, aprender e nos adaptar. De outra forma, cada um dos nossos 86 bilhões de neurônios poderia potencialmente fazer quase 100.000 conexões de uma vez. O que confere ao nosso cérebro uma capacidade incrível de fazer novas conexões - a famosa neuroplasticidade. Ou seja, a capacidade de nosso cérebro de remodelar suas conexões a todo momento: fazer novas conexões, desfazer conexões que não são mais úteis, reestruturar. Em outras palavras, esta neuroplasticidade é o mecanismo subjacente à nossa capacidade extraordinária de aprendizagem, adaptação e mudança.


Isso é o que o conhecimento das neurociências nos traz: consciência, autoconhecimento e liberdade! Liberdade para assumir a liderança sobre seu cérebro automático, desenvolver uma mentalidade de crescimento e desenvolver seu potencial, fortalecendo o pensamento consciente. Saber que nós podemos aprender e desenvolver as competências que desejamos. Saber que nada é fixo ou pré-determinado, porque mesmo a expressão de nossos genes pode ser modificada por nosso comportamento, pelos nossos hábitos e pelo meio ambiente.

No entanto, saber não é suficiente. Você tem que entender e incorporar, saber fazer. Para isso:

1)   Decida conscientemente o que você quer aprender, desenvolver e mudar

2)   Dê sentido: mudar para o modo consciente demanda um grande gasto de energia que nosso cérebro não aceitará realizar se ele não souber claramente porque e qual sua utilidade.

3)   Treine: é necessário manter a regularidade, a constância e a determinação para reforçar as conexões novas (o aprendizado, a novidade, a mudança, a adaptação). O cérebro e o corpo precisam de tempo. Nada é imediato.


Aproveite e tenha prazer com o treinamento, com a jornada. Quanto mais divertida, mais eficaz!


Trecho do livro "Innovation Comportementale" de Renata Coura (sendo publicado)

https://empowermentcenter.derosemethod.org/

 



Siga-nos

DeROSE 4Companies
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.