Como você reage é que importa! por Aline Daher


O leite derramou… E agora?

Você vai sentar e chorar? Você vai culpar alguém? Você vai se martirizar durante horas? Você vai limpar e tomar café puro? Você vai limpar e comprar mais leite? Você vai limpar e tomar café na padaria…

O que você vai fazer?

É conhecida a frase atribuída a Epícteto: “O que importa não é o que acontece, mas como você reage”.

Pois, talvez, nós devêssemos pendurar esta frase na parede em frente à nossa cama ou mesa de trabalho. Me parece que todos nós precisamos lembrar desta máxima, diariamente.

As possibilidades de reação a um acontecimento, seja ele qual for, são inúmeras, senão infinitas. Isso significa que se você não está satisfeito com a forma como você reage aos eventos da sua vida, está na hora de se disciplinar a mudar a sua maneira de responder a eles.

A melhor maneira de começar a fazer isso é por meio de um ensaio mental:

- Selecione 1 evento que você experimenta de forma recorrente, e diante do qual você considera que não tem uma boa reação,
- Escolha um momento do dia, que pode ser ao acordar e/ou antes de adormecer, ou mesmo no meio do dia - se tiver disponibilidade - para fazer algumas respirações profundas, aumentar sua concentração no presente e construir imagens mentais de como você quer reagir a determinada circunstância.
- Repita o exercício diariamente.
- Cada vez que o evento acontecer você estará mais lúcido para trocar a resposta automática por uma resposta consciente.
- À medida que perceber os resultados positivos da mudança de comportamento, você vai reforçando, dia a dia, a atitude que criou, até ela se automatizar e substituir a anterior, definitivamente.
- Quando isso acontecer, selecione um novo evento diante do qual quer mudar sua reação. E, assim, um a um, você vai mudando sua forma de se relacionar, de agir no mundo, estimulando mais coerência, confiança e bem-estar.

O Professor Carlo Mea, no livro Mentalização, confirma a eficiência deste exercício de ensaio mental (bastante usado nos esportes), afirmando que “o corpo reage da mesma forma, quer a ação esteja mesmo a acontecer, ou se está apenas a ser visualizada (mentalmente)”. Portanto, se você treinar reagir de maneira diferente na mente é como se estivesse treinando na realidade objetiva.

Experimente e depois me conte como foi. Esta é uma entre tantas ferramentas que o DeROSE Method propõe para uma reprogramação comportamental, visando uma vida mais presente e com significado.

**************

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: [email protected]

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.