Espaço para a intuição na era da complexidade por Aline Daher


A complexidade sempre existiu, mas até certo momento da história ela era menos aparente para nós.


Então aconteceu uma revelação. Algo semelhante a usar todos os dias o computador, através de sua interface amigável e, certo dia, você ligar a máquina e só conseguir enxergar os códigos binários, html e afins. Para a maioria de nós, ignorantes sobre essas estruturas (normalmente não-aparentes), deparar-se com a ausência de um sistema que traduza esta linguagem é mergulhar num mundo complexo, confuso, em que não vemos sentido ou utilidade.


E foi assim que, de maneira metafórica, fomos trazidos ao momento atual. Em que a complexidade da rede de interdependências entre coisas, pessoas, dados e informações, tornou-se aparente. O que não nos deixou outra alternativa plausível senão desligar o piloto automático e buscar sentido nesta confusão.


Simplificar a realidade não será possível, aceite. Eliminar nossa ignorância de uma vez, também não. Mas temos algumas saídas possíveis, dentre as quais a proposta de aumentar nossa autopercepção. Esta é uma das maiores conquistas de quem pratica meditação. Com o treinamento diário, somos capazes de perceber como nossa mente reage aos estímulos deste mundo complexo. Qual é o padrão de resposta que ocupa nossos pensamentos a maior parte do dia. E reprogramar nosso mindset reconfigurando, de maneira criativa e eficiente, como lidamos com o caos.


A intuição não virá ao acessar mais informação, a não ser que você dedique tempo para processá-la. A maior dificuldade que eu identifico nas pessoas, nesses 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano, é a resistência a sair da inércia. Ou a mentalidade que constrói justificativas para continuar fazendo o que sempre fez, apesar dos resultados não serem satisfatórios.


A questão é que, normalmente, essas mesmas pessoas estão arrastando anos de insatisfação amenizados pelos prazeres instantâneos e temporários. E, embora não exista certo ou errado em relação a como você vive sua vida, há um limite inegável e particular para quanta insatisfação sua mente e seu corpo são capazes de suportar.


Por isso, se você acredita que é com clareza e lucidez que quer viver neste mundo. Se entende que assim terá mais energia e vontade para realizar seus sonhos e projetos, abandone a procrastinação e compreenda que a complexidade do mar nunca impediu o ser humano de nele navegar. E, quando tempestades e predadores marítimos o impediram de tomar decisões racionais, aqueles que deram espaço para a intuição, enxergaram uma saída.

*********

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: aline.daher@derosemethod.org

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi

 



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.