O benefício da dúvida por Aline Daher


Que tal trocar o “sim” e “não” automáticos, por um será?


Nossa sociedade segue a máxima de que não podemos perder oportunidades, de que dizer ‘não’ ou refletir antes de dar uma resposta positiva ou negativa é um risco para sua carreira, para sua reputação, para seu sucesso financeiro etc. Porém, isso tem levado a maioria de nós a ficar cada vez mais sobrecarregados de tarefas, funções, responsabilidades, que, em grande parte, são dispensáveis.


Dúvidas e autoconfiança podem conviver, embora os discursos ao longo da história nos tenham feito compreender que se eu duvido não confio, quando, ao meu ver, duvidar faz parte do processo de crescimento, de evolução e de mudança constante pela qual passamos.


Se suas dúvidas acabaram, se você sabe tudo, eu sinto muito, porque viver virou um automatismo sem sentido. Não é que você deva duvidar de tudo o tempo todo. Mas confiar de que só há uma resposta possível é um risco de parar de aprender e de ver significado no que você faz.


Precisamos de uma estrutura física, financeira, intelectual, emocional, estável, para termos liberdade para nos mover, mas é preciso cuidar para que esta estrutura não nos engesse e tire a graça de viver, criar e mudar.


Na metodologia que ensino, algumas ferramentas nos conduzem à maior convicção do que queremos, do que devemos fazer e do que não, de onde colocar mais ou menos energia e esforço. A principal delas é a meditação. O curioso é que, ao mesmo tempo que a meditação estimula clareza para tomar decisões assertivas, também promove um incremento na criatividade.


A clareza advém do efeito de redução do ruído mental ou pensamentos aleatórias. A criatividade, da ativação de redes neuronais que não estavam funcionando antes do exercício diário da meditação.


Com o tempo, vamos desenvolvendo essas duas habilidades, o que tende as nos proporcionar uma vida mais estável e consistente e, ao mesmo tempo, criativa e saudável.

 

***********

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: aline.daher@derosemethod.org

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.